Sobre o Autor

Sobre o Autor

Prof. Dr. William de Souza Santos

Doutor e Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas Cognitivos.

Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais.

Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática.

Graduado em Licenciatura em Matemática.

Criador e CEO do Reforço Virtual de Matemática.        www.reforcovirtualdematematica.com.br

Consultor Pedagógico de Matemática na criação de games do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais-UNEB.

Professor da Graduação do Centro Universitário Senai Cimatec e do Centro Universitário Ruy Barbosa.

Ministra aulas em Cursos de Especialização. 

Tem por área de interesse Educação Matemática e Tecnologias Digitais .

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2735274515992218

Produção Científica

Dissertação e Tese

SANTOS, W. S.D.O.M.: Um Modelo de Game para o Ensino de Funções Quadráticas no Ensino Médio. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - Faculdade Senai Cimatec, Salvador/BA - 2014

SANTOS, W. S.; PAJDE: Um Modelo de Avaliação para Jogos Digitais Educacionais. Tese. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - Centro Universitário Senai Cimatec, Salvador/BA - 2018

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M. - Um Jogo Sobre Funções Quadráticas: Entre A Educação e o Entretenimento.

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação     v. 14, n. 2 (2016)   ISSN 1679-1916

Artigos e Demais Produções

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Projeto Fox: Um Game Voltado Para Mediação Do Ensino Da Matemática. In: VIII SMAT - Simpósio de Matemática da FCT-UNESP, 2013, Presidente Prudente - SP. VIII SMAT - Simpósio de Matemática da FCT-UNESP, 2013.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . REGISTRO DE SOFTWARE - INPI -  DO JOGO D.O.M., 2014.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DO JOGO D.O.M., 2014.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M.: UM MODELO DE JOGO DIGITAL PARA A INDÚSTRIA DE GAMES EDUCACIONAIS. In: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2014, SALVADOR. IV WORKSHOP PTI, 2014.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO D.O.M. PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2015, Salvador. Anais do XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2015.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . O Ensino das Funções Quadráticas através da Interação com Jogos Digitais. In: XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015, Salvador. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . A Aplicação da Linguagem de Modelagem Unificada (U.M.L.): Novas Perspectivas para o Desenvolvimento de Games Educacionais. In: Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015, Salvador. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M: um jogo de ficção científica mediando o ensino das funções quadráticas.. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

ALVES, L. R. G. ; SANTOS, W. S. . Uma Análise dos Jogos Lumosity e Elevate: Delineando Métricas Avaliativas In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Uma Proposta de Aplicação do Método Analytic Hierarchy Process (AHP) na Construção de um Instrumento de Avaliação das Contribuições dos Jogos Digitais Educacionais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Ententenimento Digital, 2017.

SANTOS, W.; OLIVEIRA, A.. Pokémon Go: trilhas para a aprendizagem.  IN:  ALVES,L.; TORRES, V. Jogos digitais, entretenimento, consumo e aprendizagens: uma análise do Pokémon Go. Edufba, Salvador. 2017. P. 99-122  ISBN: 878-85-232-1600-9

SANTOS, W.; ALVES, L. Jogos Digitais e Matemática: uma revisão sistemática das produções brasileiras. IN: SOUZA, C.R.; RIOS, J.; SANTOS, L.; CARNEIRO, T.. Tecnologias Aplicadas À Saúde E Educação. EDIFBA, Salvador, 2018. P.309-338. ISBN: 978-85-67562-21-6

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. .Jogos Digitais: um level up para a Educação Matemática brasileira . Revista de Educação, Ciência e Cultura, Unilasalle - Canoas, v. 23, n. 2, 2018    ISSN 2236-6377     

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MOBILE LEARNING: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APP’S E JOGOS DIGITAIS  . Revista Debates em Educação, UFAL - Alagoas, v. 10, n. 22, 2018    ISSN 2175-6600     

SANTOS, W. S.ALVES, L. R. G. . Games, e-book e gamebook: para além de gamificar um livro digital. In: Rogério Barbosa da Silva; Pablo Gobira; Francisco Marinho. (Org.). Múltiplas interfaces: livros digitais, criação artística e reflexões contemporâneas. 01ed.Belo Horizonte: Scriptum Livraria e Editora, 2018, v. 01, p. 16-37. 

SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Uma Taxonomia Avaliativa para Jogos Digitais Educacionais. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Ententenimento Digital, 2018.

DE BARROS PEREIRA, Hernane Borges; ALVES, Lynn Rosalina Gama; DE SOUZA SANTOS, William. Avaliação da usabilidade do Game Líder Sim–um jogo digital para estimular o planejamento e liderança. Obra digital: revista de comunicación, n. 16, p. 119-134, 2019.

SANTOS, W. S.;ALVES, L. R. G. . PAJDE: Um Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais.  In: XIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019, Maceió-AL.