Reforço Virtual de Matemática
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Sobre o Autor
Prof. Dr. William de Souza Santos
Pós-Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA
Doutor e Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas Cognitivos.
Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais.
Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática.
Graduado em Licenciatura em Matemática.
Criador e CEO do Reforço Virtual de Matemática. www.reforcovirtualdematematica.com.br e @rvmatematica
Consultor Pedagógico de Matemática na criação de games do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais.
Professor do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras.
Tem por área de interesse Educação Matemática e Tecnologias Digitais .
Produção Científica
Dissertação e Tese
SANTOS, W. S.; D.O.M.: Um Modelo de Game para o Ensino de Funções Quadráticas no Ensino Médio. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - Faculdade Senai Cimatec, Salvador/BA - 2014
SANTOS, W. S.; PAJDE: Um Modelo de Avaliação para Jogos Digitais Educacionais. Tese. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - Centro Universitário Senai Cimatec, Salvador/BA - 2018
Artigos e Demais Produções
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Projeto Fox: Um Game Voltado Para Mediação Do Ensino Da Matemática. In: VIII SMAT - Simpósio de Matemática da FCT-UNESP, Presidente Prudente - SP, 2013.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - DO JOGO D.O.M., 2014.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DO JOGO D.O.M., 2014.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M.: UM MODELO DE JOGO DIGITAL PARA A INDÚSTRIA DE GAMES EDUCACIONAIS. In: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, SALVADOR, 2014.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO D.O.M. PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, Salvador, 2015.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . O Ensino das Funções Quadráticas através da Interação com Jogos Digitais. In: XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador, 2015.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . A Aplicação da Linguagem de Modelagem Unificada (U.M.L.): Novas Perspectivas para o Desenvolvimento de Games Educacionais. In: Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador, 2015.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M: um jogo de ficção científica mediando o ensino das funções quadráticas.. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo, 2016.
ALVES, L. R. G. ; SANTOS, W. S. . Uma Análise dos Jogos Lumosity e Elevate: Delineando Métricas Avaliativas In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo, 2016.
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . D.O.M. - Um Jogo Sobre Funções Quadráticas: Entre A Educação e o Entretenimento.
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2 (2016) ISSN 1679-1916
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Uma Proposta de Aplicação do Método Analytic Hierarchy Process (AHP) na Construção de um Instrumento de Avaliação das Contribuições dos Jogos Digitais Educacionais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Curitiba, 2017.
SANTOS, W.; OLIVEIRA, A.. Pokémon Go: trilhas para a aprendizagem. IN: ALVES,L.; TORRES, V. Jogos digitais, entretenimento, consumo e aprendizagens: uma análise do Pokémon Go. Edufba, Salvador. 2017. P. 99-122 ISBN: 878-85-232-1600-9
SANTOS, W.; ALVES, L. Jogos Digitais e Matemática: uma revisão sistemática das produções brasileiras. IN: SOUZA, C.R.; RIOS, J.; SANTOS, L.; CARNEIRO, T.. Tecnologias Aplicadas À Saúde E Educação. EDIFBA, Salvador, 2018. P.309-338. ISBN: 978-85-67562-21-6
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. .Jogos Digitais: um level up para a Educação Matemática brasileira . Revista de Educação, Ciência e Cultura, Unilasalle - Canoas, v. 23, n. 2, 2018 ISSN 2236-6377
SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MOBILE LEARNING: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APP’S E JOGOS DIGITAIS . Revista Debates em Educação, UFAL - Alagoas, v. 10, n. 22, 2018 ISSN 2175-6600
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SANTOS, W. S.; ALVES, L. R. G. . Uma Taxonomia Avaliativa para Jogos Digitais Educacionais. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Ententenimento Digital, 2018.
DE BARROS PEREIRA, Hernane Borges; ALVES, Lynn Rosalina Gama; DE SOUZA SANTOS, William. Avaliação da usabilidade do Game Líder Sim–um jogo digital para estimular o planejamento e liderança. Obra digital: revista de comunicación, n. 16, p. 119-134, 2019.
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SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 01
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 02
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 03
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 04
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - Código em C++ 05
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SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. . O uso de planilhas eletrônicas como recurso para possibilitar a compreensão sobre o pagamento de boletos e cashback da picpay. In: VIII ECMAT, 2021, Cajazeiras. VIII ECMAT, 2021.
SANTOS, W. S.; SOUZA, J. P. ; SOUZA, D. A. ; CAMPOS, I. ; JUNIOR, V. . Alguns Princípios da Matemática e suas Importâncias. In: VIII ECMAT, 2021, Cajazeiras. VIII ECMAT, 2021.
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 003306 2 JOGO DIGITAL CAÇA A PROVA DE RIEMANN
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 003284 8 JOGO DIGITAL A TRAJETÓRIA DE ADA
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2022 003283 0 JOGO DIGITAL "O SONHO COM A BOTIJA"
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SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2023 001244 0 Jogo Digital "O Paradeiro de Euclides"
SANTOS, W. S.. REGISTRO DE SOFTWARE - INPI - BR 51 2023 001243 2 Jogo Digital "Trilha do Conhecimento"
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