7º ANO

A ORIGEM DOS SINAIS  MATEMÁTICOS  + E -

Conta-se uma história que na antiguidade existia um Senhor Feudal que era dono de muitas terras e dinheiro. Ele possuía em seu reino muitos soldados com o intuito de proteger todos os seus bens e riquezas.

Os   outros   Senhores   que   não   tinham   condições   de   pagar   empregados para fazer a segurança,   resolveram   pedir   para este Senhor Feudal que guardasse seus bens porque uma   crise   iria   acontecer   no   país. Eis   que nesse momento surge a primeira instituição financeira (banco) da época.  



Ao   levar  o  dinheiro  para  ser  guardado a pessoa recebia do Senhor feudal pedras azuis, chamadas  de  plus,  que simbolizava  quanto de dinheiro a pessoa tinha trazido. Quando a pessoa precisasse do dinheiro trazia as pedras e trocava pelo dinheiro.



Com  início  da  crise  no  país, algumas pessoas resolveram pedir dinheiro emprestado e o Senhor feudal utilizava pedras vermelhas, chamadas de minus, para simbolizar quanto de dinheiro a pessoa tinha solicitado.



Com o passar do tempo e com o surgimento dos algarismos indo-arábicos o uso das pedras caiu  em   desuso,   e   surgiram   os   sinais de mais e menos. O sinal de adição (+) deriva da palavra   latina    plus   que   se   utilizava   na   antiguidade. Para abreviar seu uso, o plus foi substituído pelo "p" que com a velocidade da escrita foi derivando em duas linhas cruzadas que   terminaram  convertendo no sinal "+" que usamos hoje em dia. O sinal de subtração (-) tem   um   caminho   similar   ao sinal de soma. Deriva da palavra latina minus, que depois foi substituída,   com   o   fim   de   abreviação,   pela   palavra mus com um traço acima. Logo a palavra   desapareceu  e ficou somente o traço. Outra coisa interessante é o uso das cores, quando   estamos   devendo   ou  no  negativo utilizamos o vermelho e quando estamos sem dívidas.



...................................................................................................................................................................................



Vídeo-Aula sobre Regra de Três Composta

* Os textos, vídeos e outros materiais disponíveis são para divulgação. Caso você precise de algum material de outro assunto que não esteja contemplado nessa página, entre em contato.