Protocolo de Aplicação do PAJDE

Esta seção tem por objetivo estabelecer algumas definições sobre o instrumento de avaliação e sobre sua aplicação.

1. O Potencial de Aprendizagem pode ser definido como a capacidade ou conjunto de qualidades presentes no jogo digital que permita ou possibilita a aprendizagem.

2. O objetivo deste instrumento é fornecer subsídios e/ou evidências do potencial que o jogo avaliado tem para contribuir com a aprendizagem.

3. Esse instrumento se destina à professores e/ou desenvolvedores de jogos digitais educacionais. Os professores podem utilizá-lo para categorizar o jogo que pretendem utilizar na sua prática pedagógica, avaliando diretamente o jogo depois de interagirem com o mesmo, ou solicitando que os alunos o avaliem. Já os desenvolvedores, podem utilizá-lo como balizador durante a produção do jogo através das respostas dos Game Tester, como forma de o produto final atender os requisitos do modelo padrão desenvolvido nesta pesquisa.

4. Os dados gerados na aplicação do instrumento deverão ser interpretados pelo avaliador seguindo a classificação do quadro fornecido. 

5. Para avaliar um jogo é necessário seguir os procedimentos:

5.1 Antes da interação com o jogo é importante salientar aos avaliadores quais itens serão avaliados, como forma de o avaliador estar ciente do que deve ser observado no jogo durante a interação.

5.2 O avaliador deve interagir com o jogo.

5.3 Após a interação com o jogo, o avaliador acessará o PAJDE, atribuindo a nota que mais atendeu às suas expectativas em cada um dos 8 elementos que compõem o instrumento de avaliação.

5.4 Após a inserção das notas no PAJDE, o avaliador deverá clicar no botão CALCULAR, efetuando assim os cálculos do modelo. Será disponibilizado o indicador do Potencial de Aprendizagem. Neste momento o avaliador consultará a Escala de Potencial e poderá caracterizar o jogo conforme a orientação.